Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tráfego Aéreo

O Serviço de Informações Aeronáuticas
É na sala AIS, identificada nos aeroportos pela letra C em negrito sobre um quadrilátero amarelo, que os pilotos obtêm as informações aeronáuticas e meteorológicas. Também é o local para entrega do plano de voo, o qual é transmitido para os órgãos de tráfego aéreo correspondentes.
O Serviço de Informação Aeronáutica (Aeronautical Information Service - AIS) é o conjunto de atividades executadas com o objetivo de gerar, coletar, processar e divul­gar as informações necessárias à segurança, à regularidade e à eficiência da navegação aérea.
Sua principal responsabilidade é a de colocar nas mãos dos usuários toda a informação para o planejamento e a execução de um voo seguro. Afinal, uma omissão, ou a disponibilização de alguma informação incorreta, implica grave perigo para a segurança.
Há uma característica muito singular do profissional especialista em AIS: ele é o primeiro contato do usuário com o Sistema de Controle do Espaço Aéreo. É por intermédio dele que o usuário recebe a informação aeronáutica necessária ao desempenho de sua atividade específica.
No DECEA, o Subdepartamento de Operações (SDOP) é responsável pela produção e processamento das informações relacionadas ao Serviço de Informação Aeronáutica.

Publicações de AIS
As publicações técnicas de AIS reúnem-se em coletâneas - padronizadas pela OACI - destinadas a orientar os profissionais da aviação civil e militar. A Documentação Integrada de Informações Aeronáuticas (IAIP) é um exemplo de coletânea de publicações do gênero. Ela contém documentos como a AIP, o Suplemento AIP, o NOTAM, o PIB e a AIC e a Lista de Verificação e Resumos.
Há também uma publicação brasileira criada para auxiliar os aeronavegantes no planejamento do voo e na navegação dentro do território nacional: o ROTAER.

Veja, abaixo, a relação das principais publicações técnicas de AIS fornecidas pelo DECEA aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

AIP (Publicação de Informação Aeronáutica)
Tem como objetivo principal satisfazer as necessidades internacionais de intercâmbio de informação aeronáutica de caráter permanente e de modificações temporárias de longa duração. Por meio dela, os pilotos e usuários podem obter informações relativas às instalações, aos procedimentos e aos serviços de navegação aérea que poderão utilizar. Divide-se em três partes: Generalidades (GEN), Rotas (ENR) e Aeródromos (AD).

Suplemento AIP
Tem a finalidade de divulgar modificações temporárias ou permanentes contidas na AIP, divulgadas através de páginas especiais, denominadas Suplemento AIP. Organizam-se na publicação do seguinte modo:
Alterações temporárias de duração igual ou superior a três meses.
Alterações temporárias de duração inferior a três meses - e que implique em textos longos.
Alterações permanentes e não haja condição de publicá-la diretamente como uma emenda aos manuais AIS.
Alterações que contenham gráficos ou procedimentos ATS.

NOTAM (Notice to Airmen)
O NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes) é o documento que contém informações relativas ao esta­belecimento, à condição ou à modificação de qualquer ins­talação aeronáutica, serviço, procedimento ou perigo, cujo conhecimento oportuno seja essencial para o pes­soal encarregado das operações de voo. Os NOTAM, por sua natureza, complementam as informações divulgadas em AIP, ROTAER, Suplemento AIP e Cartas Aeronáuticas.
Publica-se um NOTAM quando é necessá­rio divulgar informação apropriada para a publicação em AIP, mas que necessite de divul­gação imediata, ou uma informação essencial de caráter temporário.

PIB (Boletim de Informação Prévia ao Voo)
É um boletim impresso dos NOTAM em vigor, de uma determinada área de abrangência, dentro de um período especificado, preparado pela Sala AIS ou emi­tido pelo Banco de NOTAM, visando a atender às neces­sidades de planejamento de voo dos pilotos.

AIC (Circular de Informação Aeronáutica)
É a publicação cuja finalidade é divulgar informações de natureza explicativa, de assessoramento e até mesmo administrativa ou técnica.

ROTAER (Manual Auxiliar de Rotas Aéreas)
Publicação brasileira criada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica com a intenção de auxiliar os aeronavegantes a planejar e realizar voo dentro do território nacional.

Fonte: www.decea.gov.br

Visite: www.aisweb.aer.mil.br