Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Museus

O Museu de Ciências de Londres e seu acervo de aviação 
Entre os vários museus londrinos, o Science Museum – Museu de Ciências - apresenta coleções de objetos, entre outros, relativos a Medicina, História, Economia, Indústria, Energia, Matemática, Agricultura, Comunicações e Cosmos. Também há no acervo itens relativos a aviação. 

 Avro 504K

O Museu ostenta um Avro 504K, biplane de 1918, portanto, construido 12 anos após a invenção, por Santos Dumont, do primeiro avião em condições de decolar por meios próprios. O Avro foi empregado na Primeira Grande Guerra pelos ingleses, na Patrulha Britânica Anti-Zeppelin. Depois do conflito, foi utilizado no meio civil em shows de acrobacia e transporte de pessoas, embora tivesse lugar para apenas um passageiro. Também passou a ser o equipamento padrão de treinamento na RAF – Real Forca Aérea. 

 Lockheed Electra 10E Airliner

Outro item da coleção é o Lockheed Electra 10E Airliner . Num aparelho desse tipo, o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain, em 1938, viajou três vezes a Alemanha , na tentativa de evitar a II Guerra Mundial . Foi um dos primeiros chefes de Estado a empregar o transporte aéreo em missão diplomática. O mesmo tipo Electra 10E foi empregado pela aviadora americana Amelia Earhart, em julho de 1937, quando desapareceu no mar da Nova Guiné, numa tentativa de dar volta ao mundo com o aparelho. 

 Protótipo do Short SC1

Uma aeronave de 1957 é o protótipo do Short SC1, de decolagem e pouso vertical (VTOL – Vertical Takeoof and Landing). As pesquisas com esse projeto contribuíram para a concepção do caça Harrier. 

 Módulo de comando da Apolo X

Outra peça importante do Science Museum é o módulo de comando da Apolo X, no qual voltaram a Terra, em 1969, os astronautas Tom Stafford, John Young e Gene Cernan. A missão Apolo X foi uma preparação para o primeiro pouso do homem na Lua, que ocorreu em julho daquele ano, com a Apolo XI. 

Texto e Fotos: Clóvis Alberto Rodrigues, de Londres para o NINJA.