Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 3 de janeiro de 2016

Especial de Domingo

Neste primeiro domingo de 2016, vale lembrar as ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - desenvolvidas no ano que passou. Serve como combustível às novas iniciativas que permitam levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens.
Sempre é bom registrar que todas as atividades são gratuitas, coordenadas por voluntários. Para eles, dedicamos o conteúdo de hoje.
Vamos em frente, com perseverança e entusiasmo!
Boa leitura.
Bom domingo!

Raid Aéreo e Festa Aérea
Ubatuba-SP, sede do NINJA, recebeu os participantes do 2º Raid Aéreo Costa Esmeralda nos dias 21 e 22 de março de 2015(sábado e domingo), transformando o encontro numa Festa Aérea, que também valeu para comemorar os 5 anos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação. Raid é uma palavra inglesa usada geralmente para definir eventos automotivos, ciclísticos, aéreos, etc., onde os participantes obedecem um percurso pré-estabelecido.

A cidade viveu um final de semana diferente com várias aeronaves de pequeno porte pousando na manhã de sábado e decolando no domingo. Um portão de acesso entre o Centro de Convenções e o Aeroporto foi especialmente implantado para este encontro e, claro, beneficiará outros eventos, permitindo aos visitantes o contato direto com pilotos e aeronaves.

O Raid compreendeu um percurso de sete etapas, partindo de Porto Belo (SC), com destino a Natal (RN), percorrendo oito cidades em aproximadas 35 horas de voo, num total de 6.500 km entre ida e volta. Em Ubatuba a programação contou com voluntários especialistas em aviação e a presença de alunos das redes municipal, estadual e particular, a maior parte acompanhada de suas famílias.

Além do NINJA tivemos a participação dos coordenadores do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de Taubaté, dos Escoteiros do Ar de Taubaté, da Guarda Mirim de Ubatuba, do Clube de Castores, do Serviço Regional de Proteção ao Voo (FAB), do Grupo Bless de sobrevivência no mar e selva, do Kerovoar, do Núcleo Memória da Gente do Instituto Salerno-Chieus e do Colégio Dominique, sede do NINJA.

Como parte do evento, foi inaugurada a Rua Lia de Barros, em homenagem à saudosa pioneira Secretária de Turismo de Ubatuba. A via é o principal acesso ao Centro de Convenções, que sediou os estandes das instituições participantes.

Aviõezinhos do Kerovoar
O NINJA adquiriu do Coronel Massuia - idealizador do magnífico Kerovoar - três aviõezinhos para ficar definitivamente em nossa sede. É gratificante ver as crianças brincando nestas máquinas cujo combustível é o amor das famílias, que puxam ou empurram os aviõezinhos, revelando aos pilotos mirins que estão ali, firmes, com eles, nesta aventura infantil que pode abrir novos horizontes. A genialidade do Cel. Massuia tem o nosso apoio e incentivo.

Café Voador e Aeroclube de Ubatuba
Em 2015 o Café Voador atingiu sua 42ª edição. Trata-se de encontro mensal de entusiastas da aviação, promovido pelo NINJA, que deu origem ao novo Aeroclube de Ubatuba. Na última edição do ano, o aeroclube decidiu que fará uma pesquisa para mapear o interesse de estudantes do município no curso de Comissário de Voo. Constatada a viabilidade econômica, este será o próximo desafio: estruturar uma escola de aviação civil na cidade. Assim, aos poucos, com paciência, sempre buscando mais apoiadores, novas opções profissionais para os jovens ubatubenses serão consolidadas.

Ainda em 2015, o Café Voador inaugurou a série Mini-Palestras, com a apresentação pioneira feita por Paulo Lafer de Jesus, o "Polé", com a História do Ultra Leve.

Cultura Aeronáutica: nosso tema transversal
O NINJA comemorou em agosto de 2015 a decisão do Colégio Dominique de adotar a cultura aeronáutica como principal tema transversal - da educação infantil ao ensino médio - produzindo atividades que despertem os estudantes para as questões tecnológicas que o mundo da aviação contempla. A decisão ocorreu durante o Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica, voltado para os professores e coordenadores do colégio, que assumiram o compromisso de gerar conteúdo sob orientação de voluntários especialistas em aviação. Todo o material produzido por esta equipe será disponibilizado posteriormente em um portal - em fase de estruturação (www.nav10.com.br) - que poderá ser acessado por alunos de outras escolas, públicas e particulares. É uma estratégica ação do NINJA para alcançar jovens de todo o Brasil, garantindo atividades para as diversas faixas etárias, gratuitamente.

Blog do NINJA
Terminamos 2015 com a marca de 438.296 visualizações do Blog do NINJA. Este espaço, com diversas notícias ligadas a aviação, quer atingir o público leitor adulto, na expectativa de conquistar mais aliados. Pais, professores, pesquisadores, empresários podem avaliar as estratégias e objetivos, enriquecendo o projeto com novas ideias; colaborando para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens de famílias integrantes de suas escolas, empresas e cidades.

Com uma publicação por dia, o blog consolidou - até 31/12/2015 - 2167 postagens desde o início (17 de abril de 2010) sem interrupções.

Expo Macchine
Pela indiscutível beleza natural, pelas diversas opções de lazer e gastronomia e graças a estratégica localização do Centro de Convenções, bem ao lado do Aeroporto Gastão Madeira, o município de Ubatuba-SP, sede do NINJA, foi escolhido para receber a Expo Macchine, encontro e exposição de máquinas, abrangendo Carros, Motos e Aviões. O portão de acesso construído pela Companhia Municipal de Turismo, autorizado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, após solicitação do NINJA, em março de 2015, garantiu a ligação definitiva Aeroporto-Centro de Convenções, estimulando a promoção de atividades afins.

A participação do NINJA nesta 1ª Ubatuba Expo Macchine, no feriado da Independência, em setembro, rendeu frutos. Apesar do mau tempo, que inviabilizou a visita de aeronaves, o evento contou com a presença de muitos moradores e turistas, ajudando os voluntários do núcleo a levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens, conquistando novos apoiadores. Na exposição, o estande do NINJA foi bastante visitado, com destaque para o simulador que o voluntário Manuel Graña, o Manolo, nos presenteou.


É um modelo que permite ilustrar aos alunos os movimentos gerados pelos pedais e o manche de um avião. Uma estrutura em madeira, com o auxílio de ganchos e barbantes, revela como se aciona o leme, o profundor, os ailerons. Mais uma ferramenta para que crianças e jovens compreendam com mais clareza os mecanismos de voo.

Encontro de Aeromodelismo

Brindando a Semana da Asa, o NINJA participou da organização do Encontro de Aeromodelismo, em outubro, que também integrou as comemorações do aniversário de Ubatuba.


Foi o terceiro evento aeronáutico de 2015 no Centro de Convenções, ao lado do aeroporto, consolidando mais uma vez a estratégia de atingir o público infantojuvenil com eventos desta natureza.

Estimulando e apoiando novos empreendimentos, o Encontro de Aeromodelismo reuniu, também, entusiastas de segmentos paralelos, sinalizando para um acentuado crescimento da modalidade. O evento somente foi possível graças a colaboração de várias pessoas e instituições comprometidas com a cidade.

Os associados do Aeroclube de Ubatuba participaram ativamente, esclarecendo aos visitantes os objetivos da instituição.

AeroDesign
No final de outubro de 2015, voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - visitaram a 17ª Competição SAE Brasil AeroDesign, em São José dos Campos-SP, acompanhando o empolgante trabalho de aproximadamente 1300 participantes.

Observar o desempenho de estudantes, professores, orientadores e pilotos de 71 instituições de ensino superior, com seus aviões radiocontrolados - em 95 equipes do Brasil e, também, do México e da Venezuela -  permitiu mais subsídios para o planejamento de novas atividades do NINJA, preparando nossas crianças e jovens para os futuros desafios.

Voluntariado
Desde 2010, voluntários entusiastas do NINJA levam a cultura aeronáutica para crianças e jovens, sensibilizando, também, o público adulto. Aos poucos, com ações diversas, estão conseguindo chamar a atenção para o assunto. Despertar para as possibilidades profissionais que este setor gera não é tarefa simples. Quando boa parte de nossos jovens focar este fascinante mundo - recheado de tecnologia; alicerçado na segurança - estará consolidado um caminho profissional muito promissor. Para chegar lá, temos que mostrar como funciona, mobilizando a garotada, utilizando as mais diversas ferramentas lúdicas e educativas. Com estes ideais, no pensamento e no coração, os voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - seguem em frente, agindo para que 2016 garanta novos avanços. Vamos juntos!!

Saiba mais: Detalhes do Projeto