Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 6 de novembro de 2016

Especial de Domingo

Ontem, sábado, 5 de novembro de 2016, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - visitou o AeroDesign, no campus do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos-SP. Alunos dos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Ubatuba-SP acompanharam o evento, promovido pela SAE Brasil, que reúne cerca de 1.300 universitários de engenharia do Brasil e do exterior. Confira as fotos e saiba mais sobre esta competição que contou - nesta 18ª edição - com 95 equipes brasileiras e estrangeiras.
Bom domingo!

NINJA no 18º SAE Brasil AeroDesign
Os NINJAs de Ubatuba-SP prestigiaram a 18º edição do AeroDesign, neste 5/11/2016. Alunos e coordenadores voluntários das escolas Aurelina, Deolindo, Dominique, Florentina e Tancredo viajaram em excursão patrocinada pelo Aeroclube de Ubatuba, Atmosfera, Instituto Salerno-Chieus e Tachão de Ubatuba.

Esta equipe ubatubense vem participando de oficinas de aeromodelismo na sede do NINJA, na Sala Gastão Madeira (Colégio Dominique). Saiba mais: Aeromodelismo NINJA. A excursão ao AeroDesign integra o planejamento desta atividade, mostrando aos nossos jovens etapas mais avançadas de construção.

Voluntários especialistas em aviação apresentaram os diversos níveis de avaliação dos competidores do AeroDesign, além dos detalhes da organização do evento.

As  equipes universitárias dispõem de bancadas de trabalho e precisam cumprir uma série de procedimentos antes e depois dos voos de suas aeronaves.

Há muitas etapas neste processo que prevê abastecimento, reposição de peças, medições, testes, conferências. A comercialização de peças no AeroDesign é feita pela mesma empresa que fornece os kits utilizados nas oficinas de aeromodelismo do NINJA.

As  tentativas de pouso e decolagem são o ponto alto do evento e as torcidas estimulam suas equipes. A integração entre os estudantes universitários de diferentes estados brasileiros - e também do exterior - é bastante intensa, com troca de informações técnicas e, claro, a consolidação de novas amizades. Um bom exemplo para os nossos NINJAs sobre as possibilidades do amanhã.

Cumprida a visita ao AeroDesign, os NINJAs seguiram para o MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro onde mais um voluntário fez uma explanação sobre a importância daquele espaço cultural. Muitas conquistas tecnológicas estão expostas, incluindo o pioneiro carro a álcool e a urna eletrônica, fomentados no DCTA. A trajetória de Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA e do DCTA, também foi ressaltada para os estudantes, que puderam conferir um pouco de sua história na exposição permanente em sua homenagem.

Ao final, encerrando a excursão, o contato com as aeronaves expostas no pátio do MAB. Combinamos que os NINJAs convidarão mais amigos das diversas escolas de Ubatuba para integrar as oficinas de aeromodelismo em 2017. Assim - ano a ano - aumentaremos o time de crianças e jovens interessados na cultura aeronáutica, gerando novas possibilidades, despertando vocações, revelando talentos. 

Saiba mais: AeroDesign 2016